terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Artistas! ou pedintes...implorando para apresentar.

Dia 25 de janeiro de 2008, e uma louvada ação de uma atriz. Humm...
Um filme recém lançado é apresentado com ingressos a R$ 1,00.Um amigo me liga pulando de alegria pelo feito.
Fiquei atônita R$ 1,00?!Entendo perfeitamente que a intenção foi a melhor possível a possibilidade de mais pessoas irem ao cinema, lotar as salas de exibição.

Mas me peguei pensando: “até quando essa ilusão tomará conta das mentes...a ilusão de que cobrando cifras simbólicas mais pessoas irão comparecer aos teatros, salas de cinemas, dança etc...··Não meus caros, isso é a mais pura ilusão. E não querendo desrespeitar nenhuma criatura divina, já vou alertando...Apenas contribui para continuarmos cada vez mais de pires na mão”.

Você realmente acredita que ingressos a R$1,00 ou R$ 2,00 trarão o público em massa para as casa de espetáculos?
Santa ingenuidade Batman! Ou melhor, dizendo, como você esta distante da realidade amigo! Mania de achar que este recurso será de grande efeito. Não será, sabe pq? Simples! a questão não é tão simplista assim. Não é apenas o preço do ingresso que não leva o público...é muito, muitooo pior...é a falta de hábito cultural mesmo meu caro!
Quem paga R$ 20,00 , será o mesmo que pagará R$ 1,00, não alterou o público, de jeito algum...pq será, vc pensou nisto?··Tá bom, vou lhe apresentar uma experiência que tive e comprova o que vou defender:·Trabalhei como coordenadora de projetos culturais em uma unidade dos C.E.Us criados na administração da Marta Suplicy. Ali aprendi tudo que precisaria aprender sobre o ser humano, todas suas mazelas e virtudes...e pensava que já conhecia esta criatura divina...mas foi ali mesmo que fiz meu doutorado sobre a raça humana. Foi uma experiência e tanto.

Quem me conheceu antes deste momento, não me conhece mais com certeza!

No meu último ano (ah, não vou deixar de dizer que o senhor Jose Serra , não cumpriu com sua promessa de campanha, e passou uma foice na estrutura do C.E.U.sic) em 2005 as atividades do núcleo de cultura passaram a ser orientadas pela secretaria municipal de educação. Eles fizeram um convênio com uma distribuidora de filmes...e fomos nós, alguns sobreviventes e os recém chegados, até lá escolher os títulos. Queria chorar muito, muito diferente da orientação anterior, que orientava a maior exibição de títulos nacionais ...mas enfim, pau mandado ““.

Fazer o que? Escolhi o que achei mais próximo ao projeto...Títulos sem aquela agressividade gratuita, etc...Pois bem, resolvi inaugurar a nova fase (estou usando só primeira pessoa, pois fiquei trabalhando sozinho por uns 3 meses até a chegada dos membros novos, e depois o meu corte...tuf...)...Domingo, 17h...A programação para o público seria CASAMENTO GREGO - uma comédia leve, que apresentaria costumes diferentes, estilos de vida...Conflitos...Pra mim era adequado! Recebi o público como de costume. Fiz aquela apresentação rotineira, apresentando as regras do teatro, cuidados com crianças, emergência etc...Desejei a todos um ótimo divertimento e fui para a cabine. O técnico iniciou a exibição. Exibição digital, moderna...Começa o filme...Estranhamente começam a se levantar, quase a metade da platéia...Entramos em pânico.“Por favor, senhoras e senhores, vamos resolver o problema técnico, voltem aos lugares” ·ahã...O que aconteceu? A exibição estava sendo feita com legendas meus caros. Versão original e com legendas!

ENTENDEU O QUE ACONTECEU?Voltamos e colocamos a versão sem legenda...Eram 168 pessoas (opa acha pouco! Vamos levar anos para recuperar o público perdido por diversos motivos que ainda quero debater por aqui).É isso aí companheiro! Não tem público pq não existe o básico na nossa população: a leitura! É sim , a leitura...Que nos parece óbvio, no nosso seleto mundinho "inteligente", não acompanha toda nossa população. A estrutura canhestra de desenvolvimento por muito tempo elitizou uma camada e deixou uma multidão sem estrutura básica.
Hoje pagamos com a falta de mais investimentos na nossa indústria, com a falta de público nos teatros, nos cinemas, nas salas de dança, nas exposições...Outra situação tão engraçada. Vejo nas comunidades, a família se programando para o Corinthias e Palmeiras...Jogão...R$ 20,00 o ingresso, mas todos vão sim senhores...Afinal...Timão vai jogar!Pensa bem...Programam-se com a tabela da federação paulista, impressa no jornal Lance (vai acreditando que não procuram no jornal vai...) e se organização para a alegria total...O que acontece com a área cultural?Ingenuidade total meus caros, os valores de ingressos estão neste patamar de R$ 20,00 desde 1995...E algumas grandes produções conseguem aplicar valores de R$ 60,00 ou mais...Ainda correndo o risco de serem taxadas como mercenárias!Nosso limite como artistas também me deixa perplexa...Pires na mão o tempo todo. Ainda não conseguimos mostrar que um espetáculo teatral é uma empresa, que fomenta a vida de várias pessoas, desde o artista ao marceneiro, ao gráfico, o motoboy, a copeira...Etc...Cadê nossa reflexão?Mais efeito seria o ato de visitar uma secretaria de estado ou município da cultura e oferecer, com preços de pacote, as apresentações...O setor público que assuma a parte que lhe cabe neste latifúndio que lhe cabe sim, pois a área da cultura nunca foi amparada...E cria sim postos de trabalho, desenvolvimento.
Aí o poder público repassa as obras gratuitamente, como fez a administração de CELSO FRATESCHI na secretaria de cultura entre 2002/2004.Ai sim, meus caros, ampliando horizontes, formando público, poderemos ver as salas privadas com mais público.Enquanto a classe artística viver neste mundo encantado de Alice, acreditando que a culpa é apenas do baixo salário...puf...entregarão suas obras , seu suor e de todos os profissionais envolvidos ao léu.Depois, não adianta sentar no café predileto, rodeado de amigos e amargar a vida...onde esta a atitude?E falo da atitude verdadeira, cidadã...não esta atitude "provinciana" de desmerecer o nosso país, ovacionando as estruturas alheias. Falo da atitude de ver o que realmente esta acontecendo, procurar intervir com inteligência...e não com a arrogância dos que se sentem superiores...aos outros mortais...Falta muito de um homem como FORD na vida artística...querer que cada cidadão tivesse seu quinhão de cultura mesmo...Enquanto isso vai assistindo o mundo se deliciando com BBBs...

E eu, que sou uma formiguinha indignada, me entorpeço de prazer vendo PROVOCAÇÕES...pq ainda existe vida inteligente nesta terra, mesmo na TV.experimente, vc também vai começar a viver depois de assistir:

http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/abujamra.htm

beijos

3 comentários:

karina ka disse...

Segundo Adorno, o antídoto contra a manipulação de massas seja a criação livre nas artes...
Estimular e difundir as mais diversas tendências, sem pudor ou censura, é indispensável ao crescimento humano e ao desenvolvimento do senso crítico individual...partindo prá consensos coletivos importantes.
O "underground", manifestação alternativa, livre de pressões comerciais e políticas, trazem à reflexão do novo.
A EDUCAÇÃO, a meu ver, deveria explorar ao máximo este lado...prá tal, é necessária a atualização e aparelhamento intelectual dos "novos" professores..interagindo, neste ponto, muito mais com os aprendizes (termo que acho melhor que alunos).

karina ka disse...

muito bom!

vou aparecer muito por aqui e indicar tbem..
bela iniciativa

Calu Baroncelli disse...

olá amiga, adorei... entra na minha pag tb...
www.hospedeotempo.blogspot.com

concordo em numero, genero e graucom tudo... Mas vc há de concordar comigo que as falhas da Lei Rouanet são de cair o cu da bunda, hein? (desculpe o palavreado)